segunda-feira, 17 de agosto de 2009

IDIOMA: Impedimento ou Obstáculo?

Entende-se por impedimento algo que não pode ser transposto e obstáculo um empencilho ou estorvo pode ou não ser vencido.

O Gov. de Quebéc, tem por requisito à imigração, o francês em nível intermediário e não exige inglês. No entanto, no sistema de pontuação quanto mais se conhece dos DOIS idiomas, mais créditos você irá adquirir na entrevista e, claro, maiores as chances de você conseguir ingressar no mercado de trabalho canadense.

Mas a questão é que, na prática, para se conseguir um emprego no Quebéc quase 100% das oportunidades de trabalho para quem já é formado, exigem FLUÊNCIA em inglês e francês. Detalhe: alguns exigem inclusive pontuações TOEFL (inglês) e TFI (francês).

O Gov. de Quebéc fornece aulas de ambos idiomas gratuitamente (sob alguns requisitos), mas se você não consegue um emprego sem eles, isso significa que durante o período de aprendizado você estará sujeito à um sub-emprego (com outros imigrantes que também não possuem muito conhecimento do idioma) ou estarás gastando todas as suas economias durante pelo menos 3 meses, por não estar apenas estudando.

No próprio Consulado Canadense, as pessoas que realizam entrevistas com os candidatos questionam qual a razão de um imigrante deixar para aprender o idioma apenas quando chegar no país. Porque se você tem a intenção de imigrar sem falar o idioma e ou então sem nunca ter visitado o país anteriormente, transparece que você é um grande candidato a viver às custas do Estado.
Por este motivo, eles aconselham chegar fluente por N motivos, maiormente para que haja CHANCE de estar bem ou facilmente empregado.

O idioma é a maior barreira para quem chega no país e em 90% dos casos, acabou sendo o grande impeditivo de continuar...

Pense nisso.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário