sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Principais considerações, em tópicos

Ok, nobre leitor, você deve se perguntar, por que focar tanto em considerações etc... se já decidi imigrar e pronto?!?!!

A intenção deste blog não é se constituir um mero cartaz ou fonte de informações para quem pretende imigrar, fazer intercambio ou ... ou ... ou ... mas preparar você para o sucesso!

Porque decidir por ficar e não entrar no processo também é uma decisão de sucesso!!

Significa que você fez uma auto-análise considerando todas as suas fraquezas e pontos fortes, ameaças e oportunidades (como Kotler) e decidiu que o melhor caminho é não fazer algo de risco ou algo que lhe colocará em uma situação de fracasso!

Durante todas as pesquisas, feedbacks recebidos, relatos de quem já está no Canadá etc. ví que alguns pontos são pessoais mas outros são muito comuns. Estes, resolvi descrever abaixo:

1 - Imigrar é como nascer de novo. Isso se significa que vc deve se preparar para aprender a falar, se comportar, comer, estudar... tudo de novo e, como na maioria dos casos, SOZINHO.

Deste primeiro tópico derivam-se todos os outros...

2 - ...SOZINHO: Este ponto irá ser um reflexo da sua maturidade. Ou seja, se você é maduro o suficiente para vencer DIARIAMENTE sua zona de conforto e consegue aprender, tem garra para correr atrás etc. Mesmo que o governo lhe dê toda a assistência possível, você precisar estar ciente que não é o único imigrante no país e que nem lá e em nenhum lugar deste mundo, oportunidade se encontra em galhos de árvores!

3 - Falar: Se você fala ingles e/ou francês fluentemente, a maneira como expressar um sentimento é cultural! Ou seja, esteja pronto para reaprender a forma como você se expressa. Lembra de quando seus pais falavam... "Olha lá como você fala comigo!!" ... Isto será o seu lema, pois o que nós brasileiros consideramos um brillho e uma ofensa, os canadenses nem sempre tem os mesmos valores.

4 - É como eu lí em um post dias atrás... "Quantas EIRAS trabalham para você?".

Detalhe: EIRA means faxinEIRA, passadEIRA etc... Lembre-se que você terá que limpar sua casa, preparar suas refeiçoes, lavar e passar suas roupas, ter tempo para seu cônjuge, seus filhos etc. Porque ter um profissional do lar privado é questão de gente rica e COM CERTEZA se você é um, lhe aconselho aproveitar sua fortuna aqui na sua terrinha.

5 - Como em um dos meu primeiros posts escreví: Gosta de feijão e arroz todos os dias? Esqueça. Churras com os amigos e familiares nos finais de semana? Esqueça.

6 - Jeitinho brasileiro: Fortemente ameaçado e praticamente em extinção em um país burocrático, de primeiro mundo (o famoso, desenvolvido), com leis e regulamentadores atuantes.

7 - Saudades: Esta é uma palavra que poderá ou não machucar. Isto dependerá do seu envolvimento atual com famílias e amigos, bem como, suas metas e objetivos, ou melhor, suas razões em estar fora do Brasil. Por isso, defina e FAÇA UMA LISTA contendo QUAIS e QUANTOS PORQUÊS você tem que estar lá. Cole na parede do seu quarto, no espelho, na porta e todos os lugares do seu campo de visão quando a saudade apertar para que isso fique sempre bem claro e você não entre no ritmo de Oh vida!! Oh céus!!

8 - Não ache que estudar em uma USP ou UNICAMP ou qualquer outra instituição renomada irá lhe garantir algo, pois não são raros os casos de pessoas que chegaram lá e tiveram que complementar a graduação. Até porque, nossa USP e outras não se comparam às melhores do mundo. Estamos falando de McGill, Universidade de Toronto, Alberta etc.

9 - MESMO OS QUE TINHAM ANOS DE EXPERIÊNCIA precisam prestar provas de obtenção de títulos para exercerem suas profissões. E isso significa, que você médico, engenheiro, enfermeiro ... deverá estudar regras e conteúdos locais para passar em uma prova que irá habilitar ou não o exercício da sua profissão.

10 - Por fim, neste processo imigratório e de adaptação é que voce poderá mostrar primeiramente para você mesmo do que e o quanto você é capaz.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário